segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sabbath de Yule - 21 de junho (Hemisfério Sul) / 21 de dezembro (Hemisfério Norte)

     No Sabbath de Yule, comemoramos o renascimento do Deus. Quando a Deusa, em seu aspécto Mãe, dá a luz ao Deus Sol. Em Yule, podemos ver claramente o quanto o cristianismo absorveu do Paganismo; pois é impossível conhecer os ritos deste sabbath, sem recordar do natal cristão. A árvore de Yule, remete à árvore de natal; as cores vermelho (fogo) e verde (a tora de Yule), são exatamente as cores típicas do natal.

    Bom, mas falta apenas oito dias, para comemorarmos Yule, e eu estou empougadíssima, afinal, quem nal gosta de uma boa festa?

    Se você é wiccana(o) e também vai comemorar Yule, comece a se preparar:
  • No altar, forre uma bela toalha, de preferências vermalha, verde, dourada ou branca;
  • Vá escolhendo uma árvore bem bonita;
  • Lembre-se dos enfeites que deverão ser pendurados na árvore. Se você puder confeccioná-los, tanto melhor.
  • Consiga uma tora (colocarei exemplos abaixo), pois ela faz parte dos ritos desta data;
  • Escolha a roupa que irá usar;
  • Não esqueça de comprar as velas (branca, vermelha e preta), que representarão a triplicidade da Deusa;
  • A bebida, a comida e se não vai comemorar sozinho, lembre-se de já ir convidando os amigos. Se é um(a) bruxo(a) solitário(a), não preocupe-se, certamente haverá com você Deuses, anjos, e todas as criaturas encantadas, que você convidar.
EXEMPLO DE ÁRVORES E TRONCOS PARA YULE:


Se você tem um bonsai, ficará lindo.


Mas um pinheirinho, ainda que envasado, também servirá muito bem.


Linda tora.


Perfeita, não acham?

AGORA VAMOS A ALGUMAS RECEITAS:

* TORA DE YULE:


Para a massa:
04 ovos
04 colheres de sopa de açúcar
04 colheres de sopa de trigo
02 colheres de chocolate em pó

Bata as claras em neve, junte as gemas, o açúcar aos poucos e continue a bater até ficar bem firme. Sem parar de bater acrescente o Chocolate em pó e por último acrescente o trigo.
Despeje o conteúdo em uma assadeira retangular, forrada com papel-manteiga untado com margarina por aproximadamente 15 minutos. Depois de assado desenforme sobre um guardanapo úmido, retire o papel, pincelando-o com água fria.
Para o recheio.
01 lata de leite condensado cozida
02 de colheres de sopa de coco
Um pouco de leite

Despeje o doce de leite numa panela, acrescente o coco e aos poucos o leite que serve para deixar o recheio mais fácil de espalhar sobre a massa. Deixe em esfriar por alguns minutos para em seguida, com ajuda de uma espátula, espelhar o doce sobre a massa. Feito isso, com o auxílio do guardanapo enrole o rocambole e leve à geladeira.
Cobertura
01 lata de creme de leite sem soro
01 tablete de chocolate

Leve o Creme de Leite Nestlé ao banho-maria, até a água ferver. Desligue o fogo, junte o Chocolate picado e mexa até derretê-lo completamente e formar uma mistura homogênea. Aplique sobre a massa depois de frio.

Kleinur de Yule (biscoitos de raio de sol)900g de farinha de trigo
240g de açúcar branco
60g de margarina
1 colher (das de chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (das de chá) de bicarbonato de sódio
5 colheres (das de chá) de fermento em pó
1/2 litro de leite
1 ovo


Misture a margarina na farinha e depois o ovo e os outros ingredientes secos. Abra um buraco na massa e coloque o leite e o extrato (ou essência comestível) de baunilha, misturando até obter uma massa homogênea, lisa e sem caroços. Deixe a massa repousar por aproximadamente duas horas e estique-a em uma superfície lisa com um rolo de macarrão. Corte com uma xícara de café para que os biscoitos fiquem redondos e, com um palito de dente, faça raios de saem do centro do biscoito, imitando os raios solares. Pincele com gema de ovo e coloque-os em uma assadeira untada com manteiga ou margarina e farinha de trigo e leve ao fogo médio até assar.

Bolo de Yule
1 xícara de mel
1 xícara de açúcar
1 xícara de manteiga
5 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de iogurte
Casca de um limão ralado
1 pitada de manjericão
1 colher de sobremesa de fermento
2 maçãs cortadas em rodelas no sentido horizontal e com casca


Bata bem o mel, o açúcar e a manteiga, acrescentando posteriormente os ovos. Misture a farinha de trigo e os outros ingredientes da receita (exceto as maçãs). Unte com uma forma com manteiga e polvilhe-a com uma mistura de açúcar e canela em pó, colocando em cima dessa mistura as rodelas de maçã e, sobre elas, a massa do bolo. Leve ao forno pré-aquecido para assar.
Molho de amendoim dourado

1/2 xícara (das de chá) de cebola picada
3 xícaras (das de chá) de água
1 xícara (das de chá) de manteiga de amendoim
1 colher (das de sopa) de margarina
1 colher (das de sopa) de suco de limão
2 colheres (das de chá) de curry
1/2 colher (das de chá) de pimentas vermelhas secas e picadas


Em uma panela, aqueça a margarina e doure a cebola até ela ficar translúcida. Acrescente a água e a manteiga de amendoim, mexendo até ficar com uma textura fina. Adicione os demais ingredientes e sirva quente. Este molho acompanha frango cozido ou assado, carne bovina e de porco. Sirva-o com arroz temperado com ervas frescas.
Canja de galinha para Yule

1 peito de franco ficado ou filé de frango
3 dentes de alho amassados
1 cebola ficada
1 tomate picado
2 tabletes de caldo de galinha
1 xícara (das de chá) de arroz cru, lavado e escorrido
1 cenoura ralada
2 colheres (das de sopa) de azeite de oliva
Cheiro verde a gosto
Queijo parmesão ralado

Coloque o azeite em uma panela e doure o alho, quando ele estiver amarelinho adicione o frango e deixe fritar. Acrescente a cebola, o tomate, os tabletes de caldo de galinha e refogue até formar um molho um pouco seco. Coloque então o arroz e a cenoura, adicionando água fervente até cobrir tudo.Tampe a panela e deixe engrossar.sirva quando todos os ingredientes estiverem macios (colocando, se necessário, mais água fervente no cozimento).


Sopa de tomate

1 cebola picada
2 colheres (das de sopa) de manteiga
250g de tomates
Sal
Salsinha
Orégano
1 tablete de caldo de carne
1 xícara (das de chá) de arroz lavado e escorrido
Pedaços de pão torrado


Coloque a manteiga na panela e acrescente a cebola, doure-a. Acrescente os tomates em pedaços e tempere com sal, um galinho de salsinha e uma pitada de orégano, deixando refogar com a panela destampada. Retire do fogo, bata tudo no liquidificador e leve o creme obtido ao fogo juntando o caldo de carne dissolvido em 1 litro de água fervente e o arroz. Deixe cozinhar até que o arroz fique mole. Sirva com os pedaços de torrada.

O RITUAL:

    Inicie tomando um banho de ervas. Vista-se com sua roupa ritualistica, ou uma roupa limpa, reservada para este fim e arrume o seu altar, voltado para o norte. Em torno dele, trace um círculo com cerca de 3m de diâmetro, usando giz ou tinta branca. Decore o altar com azevinho, visco ou qualquer outra erva sagrada para este Sabbat.

Coloque uma vela de altar branca no centro do altar. à sua esquerda coloque um cálice com vinho tinto ou sidra e um incensório. Qualquer uma das seguintes fragrâncias de incenso é apropriada para esse ritual: louro, cedro, pinho ou alecrim. à direita da vela coloque um punhal consagrado e um prato com sal. Por trás do altar, um galho de carvalho de Natal com 13 velas vermelhas e verdes enfeitando-o.

Pegue o punhal com a mão direita e tire um pouco de sal com a ponta da lâmina. Deixe-o cair no círculo. Repita três vezes e diga: ABENÇOADO SEJA ESTE CÍRCULO SAGRADO DO SABBATH EM NOME DO GRANDE DEUS. O SENHOR DIVINO DAS TREVAS E DA LUZ, O DEUS DA MORTE E DE TODAS AS COISAS DO ALÉM, ABENÇOADO SEJA ESTE CÍRCULO SAGRADO DO SABBATH EM SEU NOME.

Coloque o punhal de volta em seu lugar no altar. Após acender o incenso e a vela, mais uma vez pegue o punhal com a mão direta. Mergulhe a lâmina no cálice e diga: OH GRANDE DEUSA, MÃE TERRA DE TODAS AS COISAS VIVAS, NÓS NOS DESPEDIMOS, POIS VAMOS DESCANSAR. ABENÇOADO SEJA! E NÓS TE DAMOS AS BOAS-VINDAS, OH GRANDES DEUS DA CAÇA, PAI TERRA DE TODAS AS COISAS VIVAS. ABENÇOADO SEJA! ÁGUA, AR, FOGO, TERRA, NÓS CELEBRAMOS O RENASCIMENTO DO SOL. NESTA NOITE ESCURA, A MAIS LONGA, ACENDEMOS O LUME DAS VELAS SAGRADAS.

Coloque o punhal de volta no altar. Pegue o cálice com ambas as mãos e, enquanto o leva aos lábios, diga: BEBO ESTE VINHO EM HONRA A TI, OH DEUS DE TODAS AS COISAS SELVAGENS E LIVRES. AGRADECEMOS A TI PELA LUZ DO SOL. SALVE, OH GRANDE CORNÍFERO!

Beba o vinho e coloque o cálice no seu lugar no altar. Acenda as 13 velas no ramo da árvore de Natal e encerre o Ritual do Solstício de Inverno, dizendo: O FOGO DO RAMO SAGRADO DO NATAL ARDE, A GRANDE RODA SOLAR GIRA MAIS UMA VEZ. QUE ASSIM SEJA!

Celebre, com alegria, num banquete com a família e os amigos até que a última vela da árvore se apague.

Fonte: 'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich

    


Nenhum comentário:

Postar um comentário