quinta-feira, 16 de junho de 2011

ECLIPSE DE 15/06/11

     E então gente, vocês viram o eclipse de ontem? Foi o primeiro eclipse lunar de 2011.
     De acordo com alguns cientistas, o eclipse lunar desta quarta-feira durou cerca de uma hora e quarenta minutos. O melhor horário para observar o evento de ontem foi das 18h às 19h.
    
Para quem não viu e para quem quer ver de novo:




     Geralmente acontecem 4 eclipses a cada ano, porém, este ano, excepcionalmente teremos 4 eclipses solares parciais e dois lunares totais, num total de 6. Os eclipses lunares sempre foram considerados maléficos, pois estimulam ao máximo o lado psíquico da mente humana. A Lua sempre foi relacionada com as cerimônias de magia especialmente em épocas antigas quando os homens viviam mais em comunhão com nosso planeta e buscavam despertar com as cerimônias lunares a fertilidade da terra que cultivavam e que lhes dava alimento. Para que o eclipse lunar ocorra, é necessário que a Terra projete sua sombra sobre a Lua que vai perdendo seu brilho aos poucos. Para que isso ocorra é necessário que o alinhamento entre a Terra, a Lua e o Sol sejam exatos. Torna-se igualmente necessário para este efeito que tanto a Terra como a Lua estejam posicionadas na linha dos nodos. Se assim acontecer temos reunidas as condições necessárias para a ocorrência de um eclipse. Se todo este alinhamento especial acontecer quando a Terra está entre o Sol e a Lua, observando-se a fase lunar de Lua cheia, acontece um eclipse lunar total que pode ser acompanhado por todos os observadores posicionados num mesmo hemisfério da Terra em que seja noite.


ECLIPSES DE 2011:


ECLIPSE SOLAR PARCIAL EM 4 DE JANEIRO DE 2011    


     O primeiro eclipse de 2011 aconteceu em 04 de janeiro quando o nó lunar ascendente encontrou-se na constelação de Sagitário e o Sol e a Lua estiveram alinhados na 14º de Capricórnio. Ela foi visível na maior parte da Europa, África do Norte e Ásia central. A sombra penumbral da Lua, interposta entre a Terra e o Sol, atingiu a superfície da Terra no norte da Argélia às 06h40 da manhã, se deslocando para a Europa – Madrid, Paris, Londres e Copenhagen, já nas primeiras horas do dia. O eclipse atingiu seu auge na Suécia por volta das 08h50 (UT). No Brasil, não vimos este eclipse.

ECLIPSE PARCIAL DO SOL EM 01º DE JUNHO DE 2011

     Este eclipse solar aconteceu com o nó descendente lunar e o Sol e a Lua alinhados no signo de Gêmeos. Novamente, ele foi visto somente no hemisfério Norte, começando na Sibéria e norte da China por volta das 19h25 (UT). O Eclipse foi visível também no Alaska, Canadá e Nova Escócia pode ser visto, assim como na Islândia, no máximo de magnitude. Depois foi se deslocando até a Finlândia, Noruega e Suécia.

ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 15 DE JUNHO DE 2011

     O primeiro eclipse lunar de 2011 ocorreu com o nó lunar na constelação de Touro e com o nó norte da Lua adentrando a parte sul de Ofiocus a 7º graus a nordeste da mais brilhante nuvem de estrelas de Sagitário. Estando a Lua e o Sol alinhados com Aldebaran no signo de Gêmeos. A Lua passará na parte mais profunda da sombra da Terra durante um tempo muito longo, que durará até 100 minutos! A Lua entrou na sombra da terra às 17h25 (UT) e sai da sombra às 23h00 (UT). Este eclipse,  deixou particularmente visível a Via Láctea e principalmente algumas estrelas importantes como Antares, Arturus e Altair.

ECLIPSE SOLAR PARCIAL DE 1º DE JULHO DE 2011

     Uma lunação apenas após a anterior acontece o terceiro eclipse solar do ano. Com o nó descendente da Lua ao oeste da constelação de Gêmeos e a Lua e o Sol se alinhando a 9º do signo de Câncer. Este evento estará visível no Oceano Antártico ao sul da África. O apogeu do eclipse acontece às 08h38 (UT). É possível que este eclipse não seja visto por ninguém já que acontece em areas tão remotas e inóspitas de nosso planeta!

     Outro eclipse solar parcial acontecerá em 25 de novembro de 2011. Este será o quarto eclipse solar de 2011 e ocorrerá com o nodo ascendente lunar ao oeste da constelação de Escorpião e com a Lua e o Sol em alinhamento no signo de Sagitário. O eclipse será visível no hemisfério sul incluindo parte da áfrica do Sul, a Antártica, a Tasmânia e parte da Nova Zelândia. O ápice do eclipse acontecerá às 06h20 (UT) e será o maior do ano.

ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 10 DE DEZEMBRO DE 2011
O ULTIMO ECLIPSE DE 2011 SERÁ VISIVEL EM TODO O BRASIL
.


     A Lua e o Sol estarão alinhados a 2 º graus do signo de Sagitário e o nó lunar na constelação de Touro e a 14º do signo de Gêmeos. A trajetória orbital da Lua atravessa a metade inferior da sombra da terra. Apesar deste eclipse não ser central, ela levará até 51 minutos. O eclipse iniciará em penumbra às 11h30 UT e terminará às 17h30. O evento inteiro será visível desde a Ásia e Austrália, America do Sul e Antártica, principalmente. Outros países terão uma visão parcial. No instante do apogeu (14h32 UT) a Lua estará no zenith no Oceano Pacífico perto das ilhas Marianas.
     A estrela Antares estará em alinhamento com o Sol e com a Lua e as estrelas Algool, Aldebaran, Alcione, Beltegeuse, Pollux e Capella estarão particularmente visíveis.
     Este eclipse marcará acontecimentos importantes que poderão vir a perturbar profundamente nosso país em 2012!
Informações retiradas e adaptadas da Graziella Marraccini (Somos Todos Um).


Nenhum comentário:

Postar um comentário